5/01/2006

Tenho uma proposta para as ninas do piquinho a azedo:
Que tal colocarmos alguns provérbios ou expressões típicas que costumamos usar ou ouvir, tal como o piquinho a azedo???
Só peço para que as ninas coloquem no post, em vez ser em comentários, ok??
Eu vou deixar uma expressão que às vezes utilizo para descrever fisicamente uma pessoa: "atarracado".

Não poderia deixar de ser a primeira a aceitar esta proposta!!! Se assim não fosse "até o diabo achava graça". As expressões que eu uso no meu dia-a-dia "são mais que as mães", pelo que a selecção é complicada. Há no entanto algumas que não podem faltar. Enfim, "estão em todas, como o arroz doce"!!!!Então vamos lá apresentar algumas expressões, "daquelas que não lembram nem ao Menino Jesus"... ups, agora não me lembro de nenhuma!!!!! Talvez amanhã venha cá deixar algumas...;-) Paty


Para os que são de fora, comentem e depois uma de nós colocará no post.
TiTa
Olá Aninhas! Vim aqui dar o meu contributo, vou inumerar pa ser mais fácil de ler:
  • "sinto-me como um burro a olhar para um palácio"
  • "eles andem ai, são três e andem aos pares"
  • "tou que nem posso!" (publicidade)
  • "a pensar morreu um burro"
  • "cruzes canhoto!"
  • "estou com água na boca"
  • " isto hoje está agreste!"
  • "não sai da cepa torta"
  • "matar 2 coelhos com 1 cajadada"
  • "nunca mais é Sábado"
  • "aquele não faz mal a uma mosca"
  • "vira o disco e toca o mesmo"
  • "tiráste-me as palavras da boca"
  • "nunca o vi mais gordo"
  • "ainda a procissão vai no adro"
  • "armar-se em carapau de corrida"
  • "quanto mais chora menos mija"(ou faz xixi)
  • "quem canta seus males espanta"
  • "mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo"
  • "fugir com o rabo à seringa"
  • "é como apanhar uma agulha num palheiro"
  • "estou meter àgua"
  • "fazer trinta por uma linha"
  • "estás a fazer uma tempestade num copo de água"
  • "quem cala consente"
  • "vozes de burro não chegam ao céu"
  • "pior a emenda que o soneto"
  • "vai chamar pai a outro!"
  • "são favas contadas"
  • "servir de vela"
  • "tens aqui pano pa mangas"
  • "cor de burro quando foge"
Quero agradeçer o contributo de uma pessoa muito especial, que sem ela não poderia fazer este post...a minha querida Mãe, e dado que é quase dia da mãe...beijinhos gande pa Ela.
Isto fica por aqui, depois venho cá por mais...
Beijinhos
As expressões proliferam neste blog... Parece que "tudo o que vem à rede é peixe" e todas as expressões são válidas neste desafio. Porque "o prometido é devido", cá estou eu para vos apresentar algumas expressões "caricatas". Isto é "trigo limpo, farinha amparo", elas estão mesmo aqui “ à mão de semear"!!!!!
Para facilitar vamos lá enunciá-las:
“temos a burra nas couves”
“a raposa quando não chega às uvas diz que estão azedas”
“conheço-o de ginjeira”
“ é uma carta fora do baralho”
"onde o diabo perdeu as botas"
"quem tem medo compra um cão"
"num mar tão grande..."
"lógica da batata"
"lágrimas de crocodilo"
Enfim...ficava aqui a enunciar expressões “até vir a mulher da fava-rica”. Mas depois de dois dias a pensar em expressões para o blog, "já estou pelos cabelos com isto". Assim, acho que vou ficar por aqui... No fundo, "tudo o que é demais enjoa"...
Bjokas Paty
 
posted by Ana at 22:23 | Permalink |


2 Comments:


  • At 10:44 da tarde, Blogger Pat

    Este desafio é canja... expressões idiomáticas é comigo!!!! Adoro... quanto mais estranhas e rebuscadas melhor!!!!!
    Gostei da ideia!!!
    ;-)

     
  • At 10:49 da tarde, Blogger Ana

    Obrigada por terem aceite o convite!! Mas ainda faltam as outras ninas participarem :)


    bjs